Classico renascentista
Tiziano Vecellio, inspirou-se a obra Baco e Ariadne na história dos dois amantes escrita pelo Ovidio e Catulo, foi uma das primeiras obras de Tiziano, a mais importante pintor da Renascença Veneziana. Após a morte de seu mestre Giovanni Belline, em 1516, ele dominou a arte veneziana durante 60 anos e se tornou uns dos artistas mais famosos da Europa. Essa obra é uma mitologia que mostra o momento em que Baco, o deus do vinho, encontra Ariadne, filha do rei de Creta. Logo depois de ajudar seu namorado Teseu a escapar do labirinto do Minotauro, Ariadne foi abandonada na Ilha de Naxos. Baco chega com sua carruagem puxada por dois guepardos, com sua multicolorida multidão de seguidores bêbados. Encontra Ariadne e seus olhos fixam em sua futura noiva. Ariadne se exibe uma mistura de interesse e medo quando seus olhares se encontram. Uma demonstração de cor movimento e imaginação.
BACO E ARIADNE (1520-1523) óleo sobre tela 1,76m x 1,91m
Clássico Renascentista quadro tem efeito profundidade, movimentos e forte colorido, tem eixo de composição, a esquerda de Ariadne o barco está se afastando no horizonte, Baco e Ariadne tem um olhar direcionado um ao outro, Domador de serpente Laocoonte a direita foi estrangulado por serpentes marinhas enviados pelas deusa Minerva. Bebe Sátiro metade homem, metade bode, é a única imagem que olha para fora da tela, e o vaso na parte de cima das vestes, ele brilha a luz do sol escrito “ Feito por Tiziano “sendo um dos primeiros artista a assinar a obra.
Tem efeito modelado, com ritmo violento seu estilo renascentista é uma paisagem de grandes imaginações.
JOHANNES VERMMER (1632-1675) BARROCO
A leiteira ( c. 1658 )óleo sobre tela 45,5cm x 41cm
No século XVII, uma jovem cumpriu com sua tarefa de despejar o leite de uma jarra em uma vasilha sobre a mesa. Tal concentração contribuiu para que a cena, em que o único som na inquietação do ambiente vinha do leite escorrendo