O renscimento
http://historiadaarte.pbworks.com/w/page/18413876/It%C3%A1lia-do-Quattrocento
i
Introdução
O Renascimento baseou-se no retorno há época clássica. Este movimento cultural teve início em meados do século XV em Itália, marcando o fim da idade média e o princípio do nosso mundo moderno.
Focou as formas estéticas, literárias e ideias e conceitos. Nesta época geraram-se novos conhecimentos, valores e crenças que foram acompanhados por novas atitudes e formas de pensar. Este renascer classicista visou quebrar a tradição das trevas da idade média, colocando o Homem no centro do pensamento e das preocupações.
O movimento artístico renascentista surgiu em Florença e espalhou-se por toda a Europa. Caracterizou-se pela recriação das formas da arte clássica e pela aplicação de novas técnicas dando origem a diferentes correntes artísticas.
O Berço do Renascimento
No século XV nas repúblicas Italianas que tinham maior prosperidade económica (Florença, Génova, Milão, Veneza…) surgiram alguns intelectuais e artistas que defendiam uma nova concepção do Homem, da vida e do mundo. Era uma nova mentalidade, a mentalidade moderna, e uma nova renovação cultural que se distinguiam da mentalidade e cultura medievais.
Os intelectuais e artistas deste novo movimento defendiam o regresso aos valores, aos modelos e aos conhecimentos da antiguidade clássica (Greco-Romana) e valorização do Homem, princípios estes que foram desvalorizados ao longo da Idade Média (século V – IX).
Este movimento teve origem em Itália devido aos seguintes factores:
- O desenvolvimento cultural foi favorecido pela influência da riqueza das cidades Italianas e do mecenato (patrocínio artístico) praticado por príncipes e burgueses;
- A existência de prestigiadas escolas artísticas e Universidades;
- Presença de fontes romanas inspiradoras;
- A fixação de alguns sábios gregos e