Classicismo
Renascimento vai do século XV ao XVI.
O Renascimento foi um movimento cultural, e um período da historia europeia, considerado como um marco dofinal da Idade Média e do inicio da Idade Moderna. Fundamentado no conceito de que o homem é a medida de todas as coisas, significou um retorno as formas e proporções da antiguidade Greco-romana. Estemovimento artístico começou a se manifestar na Itália, mais precisamente em Florença, cidade que a essa altura já tinha se tornado um estado independente e um dos centros comerciais mais importantes domundo.
Em poucos anos, o renascimento difundiu-se pelas demais cidades italianas ( período conhecido como quattrocento ), para se estender pouco a pouco, em fins do século XV ,ao resto docontinente europeu, no chamado cinquecento, ou renascimento clássico. As bases desse movimento eram proporcionadas por uma corrente filosófica reinante, o humanismo, que descartava a escolásticamedieval, até então reinante, e propunha o retorno ás virtudes da antiguidade.
Além de atingir a Filosofia, as Artes e as Ciências, o Renascimento fez parte de uma ampla gama de transformaçõesculturais, sociais econômicas, políticas e religiosas que caracterizam a transição do Feudalismo para o Capitalismo. Nesse sentido, o renascimento pode ser entendido como um elemento de ruptura, no planocultural, com a estrutura medieval.
II- O classicismo e suas características
1- Imitação dos autores clássicos gregos e romanos da antiguidade: Homero, Virgílio,Ovídio, etc.
2- Uso da mitologia: Os deuses e as musas, inspiradoras dos clássicos gregos e latinos a parecem também nos clássicos renascentistas: Os Lusíadas: (Vênus) = a deusa do amor; Marte ( ODeus da guerra), protegem os portugueses em suas conquistas marítimas.
3- Predomínio da razão sobre os sentimentos: A linguagem clássica não é subjetiva nem impregnada de sentimentalismos e