ESTUDO DE SUBSTÂNCIAS BIOATIVAS COM PROPRIEDADES ANTIMICROBIANA DA CASCA DA TANGERIAN PONKAN (Citrus reticulata Blanco).
414 palavras
2 páginas
A resistência de bactérias e fungos patogênicos aos antimicrobianos disponíveis na prática médica ser tornou, nos últimos anos, um problema de saúde pública. A aquisição de resistência a determinados medicamentos pode ser considerada um fenômeno ecológico, que pode ser devido à evolução natural dos microrganismos (resistência natural ou intrínseca) ou pode ser adquirida (resistência infecciosa), devido a uma exposição do microrganismo ao antibiótico (ENGELKIRK & DUBEN-ENGELKIRK, 2012). Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma elevada porcentagem dos casos de infecções contraídas em hospitais são causados por bactérias multirresistentes como o Staphylococcus aureus resistente a meticilina (MARSA) e enterococos resistentes a vancomicina e o uso inadequado e irracional dos antimicrobianos cria condições favoráveis à aparição de disseminação de cepas resistentes (OMS, 2012).2
Em vista disso, novas estratégias para a pesquisa de produtos naturais com capacidade antimicrobiana estão sendo desenvolvidas e a utilização da biodiversidade mundial é uma ferramenta para a obtenção de novos bioativos a partir de plantas e de microrganismos (GUIMARÃES et al., 2010).
Os produtos naturais extraídos de plantas exercem um papel importante na descoberta de novos fármacos. A pesquisa de substâncias com finalidade terapêutica se intensificou nos últimos e, cerca de 500 novas entidades químicas foram aprovadas pelas instituições reguladoras de todo o mundo, sendo em torno de 50% de origem natural. Atualmente, metade dos medicamentos mais vendidos no mundo tem sua origem em metabólitos secundários (PLETSCH, 1999).
O Brasil, que detém a maior parte da biodiversidade mundial, encontra-se entre os principais produtores de tangerina no mundo. O principal estado produtor é São Paulo, e aprodução concentra-se principalmente em duas espécies, as quais representam mais de 80% do total, a tangerina Ponkan (Citrus reticulata) e o tangor (híbrido de tangerina e laranja) Murcott