Classicismo
O classicismo trata-se de uma corrente artística que supervaloriza as antiguidades, ou melhor, da Antiguidade Clássica, resgatando elementos artísticos dessa cultura, num período de grandes transformações culturais, políticas e econômicas.
Características Gerais:
Tem-se como característica principal exatamente a valorização dos aspectos culturais e filosóficos da cultura das antigas Grécia e Roma. Além desta, confira as demais características: 1. - Influência do humanismo 2. - O homem como centro do universo: antropocentrismo 3. - Críticas as visões do mundo voltadas a religião 4. - Racionalismo 5. - Busca pelo equilíbrio 6. - Universalismo 7. - Paganismo 8. - Neoplatonismo 9. Perfeição formal: métrica, rima, correção gramatical, tudo isso passa a ser motivo de atenção e preocupação
Na Música: O Classicismo era possível ser percebido através das músicas clássica e erudita.
Na Literatura: Camões, principal escritor português da corrente, contribuiu e muito para que o classicismo se tornasse tão importante com a obra Os Lusíadas. Representantes:
Bethoven Assim como citado acima, Camões foi de grande importância para a cultura classicista. Mas também vale ressaltar os nomes de Dante Alighieri, Petrarca e Boccacio.Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael Sanzio, Andrea Mantegna, Claudio de Lorena entre outros, são nomes ilustríssimos das artes plásticas do classicismo. Já do Neoclassicismo são Wolfgang Amadeus Mozart, Joseph Haydn, Ludwig van Beethoven.
Importante Saber:
Vale deixar claro que essa cultura classicista formou-se duas grandes manifestações classicistas da Idade Moderna europeia são o Renascimento e o Neoclassicismo. Renascimento: redescoberta e revalorização das referências culturais da antiguidade clássica, que nortearam as mudanças deste período em direção a um ideal humanista e naturalista. Neoclassicismo: Também tem o interesse da Antiguidade clássica, porém surge com umas ideias