Classicismo e romantismo
De
Português
Classicismo e Romantismo
O classicismo e o romantismo são formas de escrita distintas. A forma clássica se caracteriza pela razão, o decoro e contenção. Já o romântico é exausto, entusiasta, colorido emocional e apaixonado.
Os românticos, através da literatura, expressavam os plenos estados da alma, emoções, exaltavam a liberdade. Demonstravam gosto por ambientes solitários e noturnos, considerados mais propícios aos desabafos sentimentais.
Tinham visão da natureza como manifestação do poder de Deus, e procuravam pela imaginação, escapar do mundo real para um passado remoto.
O romântico era intenso, profundo, melancólico e exaltado. Quando escrevia buscava trazer próximo a si a pessoa amada ou o fato a qual se referia.
As formas de escritas do romantismo eram ligadas ao sentimento, o romântico escrevia para si mesmo, sem se basear em um autor. Não escrevia exclusivamente sobre uma pessoa amada, mas também sobre a natureza e emoções particulares.
Sendo assim, temos que uma das principais características do romantismo era a liberdade de expressão.
Poeta Romântico Brasileiro
Castro Alves (1847-1871) foi um poeta brasileiro. O último grande poeta da terceira geração romântica no Brasil. Expressou em suas poesias a indignação aos graves problemas sociais de seu tempo. Denunciou a crueldade da escravidão e clamou pela liberdade, dando ao romantismo um sentido social e revolucionário que o aproxima do realismo. Foi também o poeta do amor, sua poesia amorosa descreve a beleza e a sedução do corpo da mulher.
Aos 17 anos fez sua primeira poesia.
Era um ótimo orador, e fundou a sociedade abolicionista.
Morreu aos 24 anos de tuberculose.
Poema:
Amar e Ser Amado
Amar e ser amado! Com que anelo
Com quanto ardor este adorado sonho
Acalentei em meu delírio ardente
Por essas doces noites de desvelo!
Ser amado por ti, o teu alento
A bafejar-me a abrasadora frente!
Em teus