classes gramaticais
A classe gramatical das palavras está dentro da morfologia, a classificação da palavra segundo a sua distribuição sintática e morfológica.
As classes gramaticais variam para cada língua. A língua inglesa é considerada tradicionalmente composta por oito classes apenas. Ainda existem classes em outras línguas que não têm paralelo no português, como o caso das posposições e das circumposições.
Na gramática da língua portuguesa, a classificação mais tradicional divide as palavras em dez classes.
O substantivo e o verbo podem ser entendidos como classes importantes em uma frase, pois geralmente estes elementos são a base para outras relações, ou mesmo constituintes que são necessários para o entendimento básico da ideia de uma frase.
As classes artigo, numeral, pronome, adjetivo e advérbio geralmente especificam o substantivo e o verbo, são classes adjuntas. As classes preposição, conjunção, pronome, servem para ligar, relacionar outras palavras, são classes conectivas. Além destas classes, há uma que serve para expressar sentimentos: a interjeição.
Desenvolvimento Tipos de classes gramaticais
As classes variáveis são: artigo, adjetivo, pronome, numeral, substantivo e verbo. Nas invariáveis, há: advérbio, conjunção, interjeição e preposição.
Gramática Variável
*Artigo
Artigo é a palavra que, vindo antes de um substantivo, indica se ele está sendo empregado de maneira definida ou indefinida. Além disso, o artigo indica, ao mesmo tempo, o gênero e o número dos substantivos.
Os Artigos se classificam em:
Artigos Definidos: determinam os substantivos de maneira precisa: o, a, os, as.
Por exemplo:
Eu matei o animal.
Artigos Indefinidos: determinam os substantivos de maneira vaga: um, uma, uns, umas.
Por exemplo:
Eu matei um animal.
Combinação dos Artigos
É muito presente a combinação dos artigos definidos e indefinidos com preposições. Este quadro apresenta a forma assumida por essas combinações: - As formas à e às indicam a fusão