CLASSES DE PALAVRAS1
A primeira gramática do ocidente foi de autoria de Dionísio de Trácia, que identificava oito partes do discurso: nome, verbo, particípio, artigo, preposição, pronome, advérbio e conjunção. Atualmente, muitos são os fatos linguísticos dos quais fazemos uso para materializar nossos discursos, um deles se encontra representado pelas chamadas classes de palavras, ou também denominadas classe gramaticais. Em português, existem dez classes gramaticais, ou classes morfológicas, ou ainda classes de palavras. Destas, seis são variáveis (isto é, se flexionam, indo ao plural, ou feminino, ou superlativo), e quatro são invariáveis. As classes variáveis são: artigo, adjetivo, pronome, numeral, substantivo e verbo. Nas invariáveis, há: advérbio, conjunção, interjeição e preposição. Existem também as classes sintáticas, que são outra divisão das palavras, de acordo com sua função na frase. Na morfologia (morfo = forma, logia = estudo), ou seja, o estudo da forma, não estudamos as relações entre as palavras, o contexto em que são empregadas, ou outros fatores que podem influenciá-la, mas somente a forma da palavra.
Classes gramaticais
Função ou sentido
Substantivo
Palavra que serve para designar os seres, atos ou conceitos; nome.
Substantivos de dois números
Substantivo que tem a mesma forma para o singular e o plural: lápis, vírus, ônibus, mil-folhas.
Substantivos de dois gêneros
São substantivos que têm a mesma forma para seres de ambos os sexos, sendo o gênero marcado pelo artigo que os precede. Exemplos: o/a colega, o/a agente, o/a lojista.
Substantivos sobrecomuns
Substantivos compostos
Substantivos primitivos
Substantivos derivados
Substantivos concretos
Substantivos abstratos
Substantivos comuns
Substantivos próprios
Têm a mesma forma para o masculino e o feminino, não variando sequer o artigo ou o adjetivo que os acompanha. Exemplos: a pessoa, a vítima, a criança, o cônjuge, o monstro.
São representados por