Angelo Liam
O Anfigurismo na Poesia de Ângelo de Lima
Dissertação de Mestrado em
Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea
Apresentada à
Faculdade de Letras da Universidade do Porto
ORIENTADOR
Prof. Doutor Luís Adriano Carlos
Porto 2003
Agradecimentos
Ao meu orientador, Prof. Doutor Luís Adriano Carlos, que me proporcionou o encontro com a poesia de Ângelo de Lima e que, pelo profundo envolvimento, imensa disponibilidade, sugestões críticas, valiosas indicações bibliográficas e empréstimo de livros, tornou possível a concretização deste estudo; mas também porque, no domínio de tantas áreas do saber, alimentou a descoberta de um percurso cruzado, tantas vezes inquietante, mas sempre um estímulo ao conhecimento.
À Dra. Ana Rodrigues, pela amável cedência da sua cópia do dossier clínico de Ângelo de Lima, a que de outro modo não teria tido acesso.
À Dra. Inês Silva Dias, que, na qualidade de co-autora de uma comunicação sobre Ângelo de Lima apresentada no Hospital Miguel Bombarda, me facultou o acesso ao texto não publicado. À Drª Deolinda Gomes, por ter facilitado todo o processo de consulta de bibliografia no Centro de Linguística da Universidade do Porto.
Às minhas amigas Clara e Célia, à Clara, em particular, a sua inesgotável disponibilidade e o apoio na área da linguística, e às duas, o carinho, o estímulo, a troca de experiências e por continuarem presentes nos momentos mais importantes da minha vida.
Nota Prévia
Os poemas que constituem o corpus do presente estudo serão citados a partir de Poesias Completas, de Ângelo de Lima (organização, prefácio e notas de Fernando
Guimarães), Lisboa, Assírio & Alvim, 1991.
Na Bibliografia, serão apenas referenciados os materiais citados ou directamente implicados neste estudo.
As traduções de excertos provenientes de obras ou artigos em língua estrangeira são da responsabilidade da autora, à excepção de textos literários ou afins,