Classes de Medicamentos
Analgésicos;
Conceitos: - medicamentos empregados para aliviar a dor, sem causar a perda da consciência.
Os analgésicos são divididos em dois grupos:
FORTES: utilizados para o tratamento de dores intensas: Ex. Tramal, Timasen, Syladro,
FRACOS: utilizados para o tratamento de dores suaves a moderadas. Ex.: Anador, Doril, Tylenol.
COMENTARIOS: Acido acetilsalicílico acima de 1g possui efeito anti-inflamatório, dipirona possui efeito antiespasmódico, cafeína potencializa o efeito do analgésico e diminui a sonolência.
Antitérmicos:
Conceitos: - são medicamentos utilizados para aliviar os estados febris, que podem ser causados por inflamações, desidratações e moléstias infecciosas. Ex.: Paracetamol, Dipirona e AAS.
COMENTARIOS: É importante lembrar que esses remédios só impedem que a temperatura corporal suba, mas não cura o distúrbio que estaria provocando essa elevação (infecção).
MEDIDAS NÃO MEDICAMENTOSAS:
Hidratação oral;
Roupas leves e ambientes com temperatura moderada e boa aeração.
Antigripais;
Conceitos:- são medicamentos utilizados para aliviar os sintomas das gripes e resfriados. Geralmente associados, reúnem em sua formula analgésicos, antitérmicos, vitamina c e descongestionante nasais. Ex.: Coristina D, Apracur e Cheracap. MEDIDAS NÃO MEDICAMENTOSAS:
Ingerir muito liquido;
Repouso;
Boa Alimentação;
Evitar mudanças bruscas de temperaturas;
Procurar atendimento medica na persistência dos sintomas.
Antiácidos;
Conceitos: - são medicamentos utilizados para combater o excesso de acido clorídrico no estomago. No processo digestivo, o estomago produz o ácido clorídrico, além de outras substancias. Devido a alguns distúrbios, há indivíduos que passam a produzir em excesso, provocando dor, queimação (Azia) etc.
COMENTARIOS: Os antiácidos aqui citados possui ação local e praticamente não são absorvidos no intestino, sendo eliminado nas fezes. Os antiácidos de ação local neutralizam