Classes de medicamentos
Há mais de 20 grupos farmacológicos de medicamentos onde dentro desses grupos existem vários subgrupos, onde falaremos brevemente sobre cada grupo aqui.
1.1 Depressores Do Sistema Nervoso Central
São aqueles que diminuem o nível de atividade no cérebro, função ou atividade de uma parte especifica do corpo. Muitos depressores agem no SNC aumentando a atividade de um neurotransmissor particular que é o ácido gama-aminobutírico (GABA) que tem a função de acalmar o sistema nervoso central e promover o sono.
Dentre esse grupo há vários subgrupos que são:
- Anestésicos gerais,
- Sedativos-hipnóticos,
- Antiepiléticos,
- Fármacos antiparkinsonianos,
- Hipnoanalgésicos,
- Analgésicos-antipiréticos,
- Outros analgésicos,
- Fármacos antivertiginosos,
- Antipruriginosos centrais.
1.2 Estimulantes Do Sistema Nervoso Central
Os medicamentos deste grupo podem atuar em diferentes regiões do sistema nervoso central (SNC), aumentando os níveis de atividades motoras e cognitivas, reforça a vigília, o estado de alerta e a atenção. Há varias drogas que estimulam o sistema nervoso central como efeitos adversos ou em doses elevadas.
Os estimulantes do sistema nervoso central SNC podem ser assim classificados:
- Convulsivantes,
- Analépticos
- Psicoestimulantes.
1.3 Fármacos Psicotrópicos
Os fármacos utilizados no combate aos sintomas causados pela ansiedade que são segundo a Associação Americana de Psiquiatria conceituam ansiedade como tensão, apreensão, desconforto, que se origina de perigo interno ou externo iminente, podendo ser resposta a estresse ou a estimulo ambiental. Muitas vezes ocorre sem causa aparente. O medicamento age equilibrando os mediadores estimulantes e depressores centrais.
Os subgrupos pertencentes a esse grupo são:
- Sedativos ansiolíticos,
- Antipsicóticos,
- Antidepressivos,
- Fármacos para sintomatologia neurovegetativa.
1.4 Fármacos que Atuam sobre o Sistema Nervoso Periférico
São substancias capazes de