10 Classes de medicamentos
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Luciano Teixeira Andrade [Digite o nome da empresa] [Escolha a data]
1
Amostra
A amostra é um conjunto representativo que integra o objeto pesquisado e deve ter as mesmas características do universo considerado.
A amostragem pode ser probabilística (quando os elementos que compõem a amostra fazem parte da população observada) e não probabilística (quando os elementos que compõem a amostra não fazem parte da população observada)
Com exemplo poderíamos ter uma pesquisa para determinar o perfil que os gestores devem ter para trabalhar em determinada empresa. Caso a pesquisa seja feita com gestores de outras empresas, dizemos que a amostra é não probabilística.
Outras formas de se classificar a amostra: a. Casual Simples: onde a escolha é aleatória e todos os elementos têm a mesma probabilidade de pertencer à amostra; b. Sistemática: a população e subdividida em lotes tira-se um ou mais elementos em quantidade igual para cada lote; c. Por Meio de Conglomerados: a população e subdividida em lotes e escolhe-se um lote para representar a população; d. e. Múltipla: a amostragem é feita em etapas; Por Comparação a Modelo de Controle: defini-se um modelo e através dele se faz análises comparativas. Representam os resultados conhecidos a serem comparados com os resultados da pesquisa.
2
Questionário
Documento composto de uma série de perguntas a ser respondidas por quem é pesquisado. Deve possuir instruções para o preenchimento de forma que não seja necessária a interação do pesquisador com quem preenche o questionário.
Não se deve aproveitar de uma pergunta para solicitar duas ou mais respostas do informante.
Conforme Lakatos e Marconi (2009), as perguntas do questionário podem ser: a. b. c. Abertas (subjetiva): “Qual é a sua opinião?”; Fechadas (objetivas): duas escolhas: sim ou não; Múltiplas escolhas (objetivas): fechadas com uma série de respostas possíveis.
Devemos lembrar que perguntas