Clarice Lispector
O CRIME DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Adélia, Bruna Inês, Kawana, Laura, Letícia B., Nathália.
Resumo:
No conto "o crime do professor de matemática", o personagem sofre com as escolhas que fez a respeito do seu cão, ao tentar concertar tais escolhas enterrando um outro cachorro que encontrara morto, se frustra ainda mais e carrega esse peso para o resto de sua vida, a obra foi realizada no Rio de Janeiro em 1998.
Análise do Conto
O texto ‘’O CRIME DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA” apresenta um conflito interno, sofrido pelo personagem principal, que no caso, o professor de matemática.
Quando a personagem se depara com o cachorro morto, se lembra do cão que abandonou, então, com intenção de reparar seu ato irresponsável, tomou a iniciativa de enterrar o cachorro. Entretanto, depois de enterrar o animal, tem um pensamento matemático racional e consciente de que o crime que cometeu não teria a possibilidade de ser perdoado.
Podemos relacionar o ato de abandono do animal, com os erros humanos cometidos diariamente, e o fato do professor de matemática querer enterrar o cão, com a tentativa de amenizar a gravidade desses erros. Já a ação do professor de desenterrar o animal, se da conformidade do individuo, de que o que está feito, não pode ser mudado.
Clarice Lispector- 10 de dezembro de 1920 - Rio de
Janeiro de 9 dezembro de 1977 nascida na
Ucrânia
e naturalizada no Brasil, foi uma premiada escritora autora de romances, contos e ensaios
- durante sua infância passou por uma série de crises financeiras, sua mãe morreu quando ela tinha
9 anos
- seu filho Pedro apresenta um quadro de esquizofrenia, exigindo cuidados especiais. - na madrugada de 14 de setembro, dorme com o cigarro acesso provocando um incêndio, seu quarto ficou totalmente destruído - com as inúmeras e profundas cicatrizes fazem com que a escritora caia em depressão mesmo com ajuda de seus amigos
- considerada uma das mais importantes do século XX
- estudou direito na universidade federal