Cladograma
Os diversos cladogramas produzidos pela análise filogenética através da polarização dos 'estados dos caracteres', em 'primitivos' ('plesiomórficos') e 'derivados' ('apomórficos'), das diversas características utilizadas no processo; são então comparados, em geral, utilizando-se a parcimônia (menor número de eventos de cladogênese) como critério de escolha para 'o melhor' cladograma. Podem-se também propor árvores de consenso e mais modernamente adotar-se outros critérios de seleção de cladograma, por exemplo baseados em verossimilhança.
O que são os clados?
É um grupo de organismos originados de um único ancestral comum exclusivo. Em biologia se chama clado cada um dos ramos da árvore filogenética.
Qualquer grupo assim considerado é um grupo monofilético de organismos, e podem ser modelados em um cladograma: um diagrama dos organismos em forma de árvore.
O clado forma parte de uma hipótese científica de modelo relacional evolucionário entre os organismos incluídos na análise. Um clado particular pode ser sustentado ou não diante de uma análise subsequente usando um conjunto diferente de dados ou de um modelo distinto de evolução.
Se um clado se mostra robusto em distintas análises cladísticas, usando diferentes conjuntos de dados,