Cladograma
*Cladística: são sistemática filogenética, é uma escola de classificação biológica que classifica hierarquicamente as espécies em grupos ou táxons baseada puramente no princípio filogenético, um método evolutivo que classifica todos os seres vivos baseando-se unicamente em suas relações evolutivas.
A construção de um Cladograma pode ser bem fácil desde que sejam seguidas algumas regrinhas básicas.
INTERPRETANDO UM CLADOGRAMA
Vamos agora a interpretação de um cladograma. Para isso tomemos como base o cladograma abaixo:
A base do cladograma representa um ancestral comum compartilhado por todos os seres representados na figura e os ramos ou clados, os descendentes. Em alguns casos podemos inserir ao lado do cladograma uma escala de tempo possibilitando a visualização do período em que o grupo surgiu. Desta forma, podemos deduzir que organismos atuais não são ancestrais de outros organismos atuais.
Nos cladogramas, cada dicotomia ou politomia (bifurcações) nos dizem que em um dado momento do passado, foi originada duas ou mais espécies a partir de uma linhagem ancestral que sofreu processos deespeciação. Desta maneira, cada dicotomia representa um ancestral comum compartilhado por uma ou mais linhagens.
Exemplo 1 :
Partindo do embrião todas as novas características que aparecem são resultado da evolução da aparição de uma nova espécie siga o desenvolvimento:
embriâo>>algas>>briofitas>>vasos condutores>>pteridofitas>>semente>>gimnopermas e frutos>> angiospermas
Exemplo 2:
tartaruga ornitorrinco gambá