Cl ssicos da Arquitetura
13
NOV
2013
por Igor Fracalossi
Projetos Projetos ConstruídosClássicos da ArquiteturaArquitetura Cultural RenovaçãoLina Bo Bardi Brazil São PauloConcreto Clássicos da ArquiteturaRestauro Patrimônio
Escritório:Lina Bo Bardi
Marcar
0
Share on email
Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!
© Carlos Alberto Cerqueira Lemos. Cortesia de Arquigrafia (CC BY-NC)
Três volumes prismáticos de concreto aparente surgem ao lado dos antigos galpões da fábrica de tambores da Pompéia: um prisma retangular de trinta por quarenta metros de base e quarenta e cinco metros de altura; um segundo prisma retangular, menor e mais alto que o primeiro, de quatorze por dezesseis metros de base e cinquenta e dois metros de altura; e um cilindro de oito metros de diâmetro e setenta metros de altura.
Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!
© Pedro Kok
O prisma maior apresenta cinco pavimentos, com oito metros e sessenta centímetros de altura entre pisos. Apresenta apenas paredes perimetrais portantes, que medem trinta e cinco centímetros de espessura, e nenhuma estrutura interna complementar. São moldadas com tábuas horizontais de madeira. As lajes nervuradas protendidas medem um metros de altura total.
Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!
Fachada e Corte
As janelas se localizam nas faces menores, leste e oeste, do prisma maior. São quatro de cada lado por andar. Configuram simplesmente aberturas irregulares, criadas a partir de moldes de isopor embutidos durante a concretagem. As marcas do isopor são perceptíveis na largura dos muros, assim como as marcas das madeiras são perceptíveis no exterior. Internamente, foram utilizadas formas retangulares de plástico, que também são perceptíveis.
Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!
© Flickr DAW (CC BY-NC-SA)
O prisma menor apresenta doze pavimentos que coincidem a cada dois com os pavimentos do prisma maior, tendo assim, quatro metros e