ciências
CARACTERÍSTICAS DA ÁGUA
3.1 - CONCEITOS FUNDAMENTAIS
3.1.1 - Água Pura
Água pura é uma água isenta de substâncias estranhas e de organismos vivos.
A água quimicamente pura, no sentido rigoroso do termo, constituída exclusivamente de hidrogênio e oxigênio, não existe na natureza, pois, sendo a água um ótimo solvente, nunca é encontrada em estado de absoluta pureza. Sua capacidade de dissolução é ainda mais aumentada quando contém, dissolvido, quantidades significativas de CO2, O2, e outros gases.
Explica-se
assim porque a água natural contém, em grande quantidade, substância minerais que são características dos terrenos por onde ela circula. A temperatura e pressão elevadas seu poder dissolvente é ainda maior, razão porque as águas termais são bastante mineralizadas.
A água só é isenta de substâncias dissolvidas quando em estado gasoso. Mesmo nas mais altas camadas atmosféricas, onde ocorre em forma de pequenas partículas, contém nitrogênio, oxigênio, gás carbônico e outros gases dissolvidos. Quando se precipita sob fora de chuva carreia consigo, em menor ou maior quantidade, conforme se tratar de atmosferas urbanas ou rurais, gases, fumos, poeiras, substâncias minerais ou orgânicas, microorganismos e, eventualmente, substâncias radioativas provenientes de explosões atômicas. Este fato ,conhecido como lavagem atmosférica , faz com que as águas meteóricas sejam consideradas como águas não puras, apesar de, na maioria das vezes, serem de boa qualidade. A água para fins de bebida deve ter vários minerais e gases (02; N2; CO2 e gases nobres) em dissolução. A falta de sais e oxigênio dissolvido tornam-na sem paladar e não saudável.
A
presença de sais minerais na água é essencial à vida orgânica.
A expressão água pura é vulgarmente usada como sinônimo de água própria para uso domésticos.
3.1.2 - Conceito Relativo de Impureza
A
água possui, normalmente, uma variedade muito grande de impurezas. São estas,