Ciências e sociedade
"A caracterização da esfera social como um campo diferenciado e a procura das leis que regem seu movimento representam o legado mais importante de Montesquieu à formação do pensamento sociológico". Já Rousseau dizia que "com a formação da sociedade e das leis e o surgimento de governantes, os seres humanos perdem a liberdade e os direitos naturais. Eles passam a fazer parte de um rebanho chamado sociedade onde reina uma uniformidade desprezível e enganosa. A vida civil e a dependência mútuas criam entre eles laços de servidão".
Para Montesquieu, a liberdade é o direito de fazer tudo quanto as leis permitem. O indivíduo não poderia ultrapassar esse limite imposto pelas leis, porque perderia a liberdade, visto que, outros indivíduos também teriam o direito de fazer o que as leis proibiam. Mas, para Rousseau, a formação da sociedade, das leis e o surgimento de governantes tira a liberdade do indivíduo, pois torna-o parte de um rebanho onde todos são iguais e assim, dando margem ao surgimento das relações de escravidão.
2. Peter L. Berger e Brigitte Berger argumentam que "a linguagem é a primeira instituição com que se defronta o indivíduo", tornando o mundo inteligível para ele. Dessa forma, explique como a linguagem possibilita o estabelecimento de relações significativas (entre os objetos e no ambiente humano).
A linguagem foi estabelecida como a principal forma de comunicação, fazendo com que os outros meios tornassem-se acessórios e, quando interligados, formassem um sistema de comunicação complexo e completo.
O estabelecimento de relações significativas citado pelos autores é traduzido, por exemplo, pela relação que se estabeleceu entre os objetos e seus respectivos nomes. Desse modo, ao pensar em algum nome, já é possível relacioná-lo ao respectivo correspondente. Seja esse correspondente