Atps empreendedorismo
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
EMPREENDEDORISMO
Crislaine A. R. G. de Souza – RA 6954490850
Karina Mara Oneda – RA 6718322121
Silvia Letícia Trombini – RA 6961479496
Simone Lima Rodrigues – RA 6747357758
Sueli Barbosa da S. Cavalcante – RA 6797405932
Relatório da Etapa 1 – ATPS Empreendedorismo
Renata Machado Garcia Dalpiaz (Prof.a EAD)
Dalva Aparecida da Rocha Pereira (Tutora EAD)
Dourados – MS
19 de abril de 2013
Empreendorismo no Brasil: As dicas para os iniciantes e para quem quer ainda mais...
Um dos principais erros do empreendedor iniciante é minimizar a importância do planejamento. Mais do que nunca é preciso que as pessoas se informem e se capacitem.
Foi constatado que 22% das empresas fecham nos dois primeiros anos, contra 15% de países mais desenvolvidos (MUGNATTO, 2010). Entre os principais motivos responsáveis estão as falhas gerenciais, a escolha do local, a falta de conhecimento e de liderança e o desconhecimento do mercado.
Para ter sucesso é importante que você domine técnicas de gestão e tenha atitude, conduta e comportamento protagonista de liderança a frente do empreendimento.
Outra vertente para a abertura do negocio é a afinidade do interessado com o assunto. Para isso são necessárias algumas perguntas que o empreendedor deve fazer a si mesmo: Você tem vocação e afinidade para atuar nesse ramo? Existe um mercado favorável? Quem são os seus possíveis clientes? Estão interessados em adquirir o produto? Quem são seus fornecedores? As mercadorias atenderão os clientes? As condições de pagamento, o preço, o prazo, e a qualidade de entrega dos fornecedores são de boa qualidade? Você tem recursos necessários para implementar um empreendimento no ramo que te interessa?
Depois do negócio aberto, o empreendedor deve cuidar das relações dentro da empresa, pois conflitos mal resolvidos pode contaminar todo o ambiente de trabalho gerando um clima desfavorável para o negócio.
Segundo Mugnatto (2010) 88% dos