Ciências Sociais
Com o incremento do processo de globalização facilitado pelo avanço das telecomunicações, aumentam os contatos interculturais, relevando-se cada vez mais uma enorme e diversa variedade cultural, hábitos e costumes muito diferentes e muitas vezes opostos em seus julgamentos, relevando a relatividade da cultura. Ao mesmo tempo vão se consolidando valores universais , aqueles que serão importantes e fundamentais para todas as culturas.
O estudo da cultura hoje assume um aspecto muito importante de valorizar o próprio ser humano em toda a sua diversidade. Manter a diversidade dentro da globalização e no encontro de valores universais deve ser o maior desafio da humanidade hoje. E para manter múltiplas culturas convivendo no mesmo espaço e no mesmo tempo devemos entender cada vez mais o quão relativo são os nossos julgamentos do que é certo, errado, bom, ruim e assim por diante, quando examinados fora do seu contexto cultural.
Conceito de cultura
Um primeiro problema que nos aparece ao definir cultura é a existência do uso popular da expressão para significar alguém com mais conteúdo de conhecimentos. Para o nosso estudo esta definição não serve, pois consideramos cultura como algo intrínseco a todo ser humano. O individuo só é humano por possuir cultura, em contrapartida só encontramos a cultura junto aos seres humanos. Deste modo, resumidamente, podemos afirmar que todos os grupos humanos possuem cultura, e não podemos graduá-la como melhor ou pior. Ao emitirmos um juízo de valor sobre determinada cultura estamos apresentando o ponto de vista de