Funções de Linguagem
Introdução
Sempre que nos comunicamos com alguém temos como objetivo, informar algo, demonstrar nossos sentimentos, convencer alguém a fazer algo etc. Consequentemente a linguagem passa a ter uma função.
Que pode ser:
Referencial/ Denotativa
Conotativa/Apelativa
Emotiva/Expressiva
Metalinguística
Fática/Contato
Poética
Funções da Linguagem
Função Referencial/Denotativa
Quando objetivo do emissor é informar, transmitir uma informação objetiva sobre a realidade. Dá prioridade aos dados concretos, fatos e circunstâncias. É a linguagem característica das notícias de jornal, do discurso científico e de qualquer exposição de conceitos. Coloca em evidência o referente, ou seja, o assunto ao qual a mensagem se refere.
Ex: “Alunos da rede municipal de SP voltaram a ter boletim com notas”. Folha de São Paulo, 06 fev. 2014.
Função Conotativa / Apelativa
Ocorre quando o emissor tenta convencer o receptor a praticar determinada ação. É comum o uso do verbo no imperativo.
Ex: “Use seu cartão Bradesco na função débito para pagar as suas compras e contas” . Site Banco Bradesco, 06 fev. 2014-02-06
Função Emotiva / Expressiva
O objetivo do emissor é transmitir suas emoções, sentimentos ou sua opinião sobre algum assunto ou pessoa. A realidade é transmitida sob o ponto de vista do emissor, a mensagem é subjetiva e centrada no emitente e, portanto, apresenta-se na primeira pessoa. Essa função é comum em poemas ou narrativas de teor dramático ou romântico.
Ex: -"Só uma coisa me entristece o beijo de amor que não roubei a jura que não fiz a briga de amor que não causei"
(Abel Silva)
Função Metalingística
É quando o emissor explica um código usando o próprio código. Quando um poema fala da própria ação de se fazer um poema, uma pessoa falando sobre o ato de falar, outra escrevendo sobre o ato de escrever.
EX: — Foi assim que sempre se fez. A literatura é a literatura, Seu Paulo. A gente discute, briga,