RESUMO DO LIVRO A REPORTAGEM
392 palavras
2 páginas
O Livro “A reportagem” de Nilson Lage, faz uma análise do mundo da reportagem, trazendo ensinamentos básicos de técnicas que facilitam a produção da entrevista jornalística.Explica que com o advento do mundo tecnológico e a ascensão da internet no mundo real, o jornalista tem maior acesso as informações, e com esta facilidade deve agir com cautela ao selecionar as informações para não correr o risco de obter informações falseadas e sem contexto.
Inicialmente, o livro trata de pautar a objetividade jornalística, e o exercício do profissional de jornalismo no meio profissional, e o uso do sensacionalismo. Além de fazer uma abordagem de importantes temas para estudantes de jornalismo e iniciantes da área, como:
A pauta, que é a discussão dos assuntos que supostamente serão as matérias de um determinado veículo. Qual a melhor maneira de criá-las, e aponta as diferenças que existem na criação das pautas entre todos os tipos existentes de veículos de comunicação como (tv/rádio/revista/ etc).
O contato com as fontes, quando recebida uma informação de uma determinada pessoa, fazer uma checagem com outras pessoas que tiveram alguma relação com o assunto pautado, para então fazer uma comparação das informações obtidas, se as informações condizem, ao sim podem ser publicadas. Nelson Lage acredita que quando adotado este método, há uma maior dificuldade de o jornalista publicar alguma informação que seja verdadeira. A reportagem especializada, quando o jornalista se especializa em trabalhar em uma determinada área. Assim como veículos que trabalham apenas com uma linha de editorial. Exemplos: política, moda, esporte e etc.
E por fim a especialização do jornalista, e a ética na profissão que estão dentro do Código de Ética dos Jornalistas. A importância do jornalista e a credibilidade que se obtém quando seguida estas éticas no campo profissional.
Todos os assuntos discutidos no livro são considerados essenciais para o exercício da profissão de jornalista. Ressaltado