Ciências Politicas
1- Analisando a diversidade de conceitos de política elaborados ao longo da história qual, na opinião da dupla, seria o mais adequado, ou se, há complementariedade entre todos ou alguns. Justifique sua resposta
Há uma complementariedade entre todos. Para Karl Deutsh a política é, “ em certo sentido, a tomada de decisões entre através de meios públicos ”, em contraste com a tomada de decisões pessoais e com as decisões econômicas.
E com o governo, ou seja, com a direção e auto administração de vastas comunidades de povos.
2- Ciência Política e Teoria do Estado se confundem ou há diferença de abordagem tanto quanto objeto de estudo?
“A Ciência Política, com toda destaque dado à realidade política empiricamente concebida, de nenhuma maneira é simplesmente uma ciência da realidade do político”. A teoria jurídica do Estado, por seu lado é, em essência, uma ciência política necessariamente aplicada a questões que exigem um tratamento jurídico.
Ambas as ciências investigam como seu objeto a ordem de convivência humana, o Estado, a política, não somente para saber como se constituem, nem somente no sentido de uma obra de arte ou de uma teoria da constituição, mas, em última instância, no sentido de que constituem uma ciência da ordem. Têm uma tarefa em comum, pois têm que responder a velha questão de como nós, seres humanos, podemos chegar a ter uma vida racional e boa.
3- De forma geral o que vocês entenderam da concepção de “ sistema político”?
“De modo geral, “o sistema político é associado ao uso da força física legítima nas sociedades” e” só as autoridades políticas têm certo direito, geralmente aceito, de usar a força e exigir obediência com base nela” . Quando se fala em sistema político, incluem- se “todas as interações que afetam ou ameaçam o uso da força física ou legítima. Os sistemas políticos incluem não somente organizações governamentais como os legislativos, cortes de justiça e órgãos administrativos.