Fundamentos do motor elétrico cc
Relatório nº 01 – Laboratório de Máquinas Elétricas
Hugo Rossa e Thiago Araújo
Universidade Federal do Maranhão/Departamento de Engenharia de Eletricidade,
São Luís, Brasil.
INTRODUÇÃO
Neste relatório visaremos descrever os passos realizados nos experimentos laboratoriais sobre o motor de corrente de corrente contínua. Realizamos e colhemos informações qualitativas de diversos experimentos com o motor, observando desde sua variação de sentido de rotação, velocidade e efeitos como mudança de posição das escovas e alteração das magnitudes dos campos estatórico e rotórico.
I. EXPERIMENTO: EFEITO DA POSIÇÃO DAS ESCOVAS E DIREÇÃO DE ROTAÇÃO, CARGA EM MOTORES CC
A. Efeito da posição das escovas no funcionamento do motor:
O objetivo desta primeira parte é mostrar como a posição relativa das escovas pode influenciar diretamente na velocidade do motor de corrente contínua, bem como na magnitude da corrente de armadura que ele requer para funcionar. Para isso, fizemos uma montagem do motor cc sobre uma plataforma usando para isso um imã permanente como circuito de campo e alimentamos as escovas do motor com corrente contínua.
1) Resultados: Ao movimentar-se as escovas, mudando sua posição, notou-se que a velocidade do motor e a corrente de armadura também sofriam variações: quando deslocava-se a posição das escovas para a esquerda em relação à posição original (de aproximadamente 90°) a corrente de armadura aumentava e a velocidade do motor tendia a zero; à medida que movimentava-se para a direita em relação à posição original até aproximadamente 90° o motor atingia sua velocidade máxima com a menor corrente de campo. Isso pode ser explicado pelas equações básicas do motor de corrente contínua, a saber: \* MERGEFORMAT () \* MERGEFORMAT ()
note que a tensão de armadura, , é mantida constante usando um varivolt, enquanto que a tensão gerada, , varia proporcionalmente à velocidade do motor.