Ciências para ensinar a vida
Por: Vanessa Alves da Silva Bandeira do Curso de Pedagogia da UNIRIO
Professor: Celso Sanchez
____________________________________________________________
__________
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo principal, salientar sobre a importância do ensino de ciências, visto que, tal ensino se mostra como grande auxiliador às crianças a pensar de maneira lógica sobre os fatos do cotidiano e a resolver problemas práticos. O educador deve adquirir uma função “estrategista”, preocupado em buscar modos/ferramentas/estratégias que prenda a atenção de seus alunos; criando assim, um ambiente cognitivo, viabilizando a aprendizagem do educando através da colaboração, numa perspectiva de “aprendizagem colaborativa”. Sendo assim, é primordial que exista uma relação harmoniosa entre professor e alunos, visto que, essa é uma das peças fundamentais para um bom aprendizado em sala de aula. Essa relação deve ser impregnada de confiança e destituída de noções de hierarquia, já que, o educador é uma “peça chave” no processo de formação de futuros cidadãos, conhecedores de seus direitos e deveres. Neste sentido, durante este processo, o educador tem como aliado o Ensino de Ciências, que auxilia o aluno a compreender o mundo no qual está inserido e, ainda promove seu desenvolvimento intelectual.
Palavras-chaves: ensino de ciências, cidadania, educação e senso comum.
____________________________________________________________
__________
Ciência: 1. Conjunto metódico de conhecimentos obtidos mediante a observação e a experiência. 2. Saber e habilidade que se adquire para o bom desempenho de certas atividades 3. Informação, conhecimento, notícia.
Ensinar: 1. Ministrar o ensino de; lecionar. 2. Transmitir conhecimentos a. 3. Adestra. 4. Indicar. 5. Ensinar.
Pretende-se, neste trabalho, abordar algumas questões pertinentes no que se refere ao ensino de Ciências e, a como este ensino pode ser útil para a compreensão da vida. Para