Ciências dos materiais
a) Qual a relação entre a temperatura de fusão e o coeficiente de dilatação térmica nos metais?
A temperatura de fusão é a temperatura máxima necessária para que algum material sofra dilatação, ocorrendo então algum tipo de deformação nos mesmos .Sua deformação ira depender das características moleculares de cada material .
b) Porque os polímeros em sua grande maioria possuem pontos de fusão baixos e são pouco densos?
Seu ponto de fusão e baixo devido sua baixa densidade, flexibilidade , conformidade de deformação, tenacidade sendo assim então mais fácil de ser moldado, porém com uma resistência consideravelmente elevada. Ou seja, quanto menor a força eletrostática, maior a distância entre as partículas e maior o volume ocupado por elas. Quanto maior o volume, menor a densidade.
c) Por que é possível a produção de filmes translúcidos de polímeros e cerâmicas e não de materiais metálicos?
Os materiais metálicos possuem em sua grande maioria moléculas muito próximas uma das outras, dificultando a transparência do material. O polímero é cristalino porque as cadeias apresentam tendência para se enrolar em hélice, o que facilita a sua ordenação cristalina.
d) Quais as principais diferenças entre materiais amorfos e materiais cristalinos?
Nos materiais cristalinos, o arranjo dos átomos, moléculas ou íons ocorre de maneira regular obedecendo a uma determinada sequência e orientação dentro do retículo cristalino. Nos materiais amorfos, tal regularidade não é observada.
e) Por que os polímeros apresentam baixo "ponto de fusão”?
A origem da composição dos materiais poliméricos é orgânica, ou seja, constituídos de longas cadeias carbônicas, compondo moléculas. Em alguns casos de polímeros pode-se observar a presença de pequenos cristais (cristalitos), mas a predominância de arranjo atômico é a estrutura molecular.
f) Qual a diferença entre estrutura atômica e estrutura cristalina?
Estrutura atômica