Ciências ambientias
Aluna: Carolina Castro Santos de Lima
Unidade 1- Introdução à Ecologia
Os principais objetivos dessa unidade são descrever e mostrar a importância dos ecossistemas, suas leis, além de identificar os motivos que demonstram a incoerência do modelo produtivo vigente da sociedade urbana-industrial à luz da crítica ambiental.
A definição de Ecologia é: “área da ciência que estuda as relações dos seres vivos uns com os outros e destes com o meio ambiente que os cerca”. Já a definição de ecossistemas é: um todo integrado, uma unidade funcional de vida, ou seja, é uma complexa interação entre os seres vivos, os fluxos de energia e matérias nos locais que eles vivem que também se relacionam com os fatores climáticos, com o meio abiótico e o biótico. Uma das subdivisões que os ecossistemas têm é a por escala: local, regional e global. Locais são aquelas que só encontram de determinados espaços que não são muito extensos como uma lagoa e manguezal. As de escala regional já são maiores e podem ser encontradas em mais de um lugar, é um ecossistema “continuo” como a floresta amazônica e bacia hidrográfica. A escala global é o ecossistema maior, o Planeta terra inteiro.
Os ecossistemas têm leis que o regulam que são a interdependência (se um elemento for afetado, afetará o conjunto), diversidade (quanto maior a variedades de elementos existentes, maior será sua capacidade de se auto- regular) , ordem dinâmica, equilíbrio auto regulado (os ecossistemas tem capacidade de se auto- regular e de se auto- organizar), fluxo constante de energia e matéria (sol) e reciclagem permanente (não” existe” lixo na natureza).
O modelo produtivo vigente trás alguns problemas para o meio ambiente. Já que para produzir é necessário o uso de matérias primas, divididas em renováveis (vegetais e animais) e as não renováveis (combustíveis fósseis e minerais, em geral) e com isso, vem o primeiro problema que é escassez de recursos