ciência
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
FACULDADE DE QUÍMICA
LICENCIATURA EM QUÍMICA- MODALIDADE A DISTÂNCIA
POLO UAB – PARAGOMINAS
PROFESSOR: Josué
ALUNO: Ana Paula Costa de Oliveira
Para Comte como a ciência evoluiu ao longo da historia? E para Kuhn? Qual a relação que existe entre ciência e sociedade no pensamento de cada um desses autores?
De acordo com o progresso humano Comte formulou a lei dos três estados. O estado teológico, estado metafisico, e estado cientifico.
No primeiro estado, os fatos observados são explicados pelo sobre natural.
No segundo já se passa a pesquisar diretamente a realidade, sendo que o segundo é a fase de transição.
No terceiro estado, ocorre o apogeu do que os dois anteriores prepararam progressivamente, os fatos são explicados segundo leis abstratas.
É importante saber que cada um desses estágios representa fases necessárias da evolução humana.
Segundo Thomas S. Kuhn a sociedade desenvolvia-se conforme as regras que limitavam os experimentos científicos que por sua vez só existiam para solucionar um problema que a infortunava, dada tal situação, a sociedade por sua vez desenvolvia-se com a resolução de tal problema. No decorrer dos experimentos avaliavam-se diversas situações conforme lhes eram permitidos, caso ocorresse desvio nas regras e causasse uma variação no estudo que prejudicasse a solução do problema eram abordados os experimentos a favor ou contra tal desvio. Caso fosse a favor submetia-se uma nova regra para limitar, no entanto, com mais liberdade os procedimentos científicos.
Visto isso, Kuhn abordou a situação a favor dos cientistas que por sua vez tinha em mente a evolução da ciência em prol do desenvolvimento da sociedade científica.
A relação existente entre a sociedade e a ciência era pausada e abordada de forma a que viesse estabelecer uma condição favorável apenas para um, tendo isso em vista verificou-se que era necessário manter o equilíbrio entre ambos, Kuhn