Elaborando um plano de Teste
Inicialmente devem ser levantados alguns pontos, atividades a serem realizadas, objetivo de cada fase do teste, as técnicas que serão utilizadas já devem ser definidas (recursos e ferramentas), preparação do ambiente, volume de dados e processo.
Provavelmente seu Gestor não esta muito afim de saber se seu plano de teste é bom ou não a única coisa que interessa e que o produto seja entregue no prazo e com qualidade, sendo assim não existe problemas em ter um plano de testes extenso afinal ele será utilizado por você ou pela equipe de teste seu gestor provavelmente nunca vai abri-lo.
Elaborar o Plano de Testes identificando as atividades de testes relacionadas àquele projeto. Define com e o que deve ser testado no projeto.
Estratégia de Testes,Plano do projeto, Documento de definição de requisitos funcional e não funcional aprovado pelo solicitante. Documentação referente aos projetos/sistemas relacionados
Plano de testes
a) Itens de Teste: Especificação de requerimentos, modelagem de dados, esquema do banco de dados, etc.
b) Funcionalidades a serem testadas: São o que deve ser testado pela perspectiva do usuário.
c) Funcionalidades que não devem ser testadas: Podem ser postergados para a próxima iteração, baixo risco (já pode ter sido testada anteriormente e considerada estável), etc.
d) Escopo: Uso de alguma ferramenta especial? Como as métricas vão ser coletadas? Como o ambiente de testes deve ser configurado? Software? Hardware? Combinação de SW, HW e software de terceiros? Quais serão as regras para testes de regressão?
e) Critérios de sucesso/falha: Número mínimo de defeitos encontrados, ou defeitos de alta severidade, execução de todos os casos de teste, etc.
f) Ambiente de Testes: VPN? Dados para teste? Ferramentas? Capacidade de hardware? Restrição de uso durante os testes?
g) Responsabilidades: Responsáveis por modelar os testes, por avaliar os riscos da aplicação, por avaliar quais são as funcionalidades