P 7
Descrever as responsabilidades e atividades para execução do processo de Controle de Qualidade.
2. Documentos de referência
NBR ISO 9001;
RDC 16/2013 – Item 5.1
NBR ISO 13485:2012 – item 7.5.1 .
Diretiva MDD 93/42/EEC e suas emendas.
3. PROCEDIMENTOS
3.1. Liberação Peça Piloto
A liberação da Peça Piloto pelo é realizada pelo Controle de Qualidade (CQ) e tem início a partir do momento em que o colaborador da Usinagem traz . a primeira peça para análise. A partir deste momento o Assistente do Controle de Qualidade deve fazer pegar o desenho técnico descrito na OP, e verificar quais as medidas e testes devem ser realizados, e registra todas as informações encontradas na peça na Planilha de Monitoramento do Processo (A-7.5.1.003). Toda solicitação de ajuste deve ter o conhecimento do colaborador da Usinagem, que deverá dar um visto no campo especificado na planilha. Após o ajuste, cabe ao colaborador da Usinagem entregar a nova peça para análise. Estando todas as medidas corretas, e tendo realizados todos os testes (conexão/calibradores/teste torque), a liberação é realizada. Após a liberação a peça piloto e a seguinte deverão ser retidas junto a Ordem de Produção (OP – A-7.1.001), fazendo parte do Registro Histórico do Produto. A liberação deverá ser registrada pelo Assistente do CQ na OP (A-7.1.001).
As liberações com desvio acima do permitido em projeto (desenho técnico) só poderão ser realizadas mediante abertura de RNC, devendo essa ser analisada pelo Gerente de CQ/ Projetos,ou Diretor Industrial, podendo ser liberada a produção por esses desde que em consenso com o Responsável Técnico..
3.2. Medição de Monitoramento da Produção
Esta atividade se inicia após a liberação da peça piloto e é realizada seguindo o especificado no desenho técnico. Os resultados devem ser registrados na Planilha de Monitoramento do Processo (A-7.5.1.003). Todos os desvios devem ser comunicados ao colaborador da Usinagem que estiver responsável por aquele processo, a cada