Ciência e Tecnologia
A nanotecnologia foi assunto discutido há quase 50 anos, em 1959 por Richard Feynman, um físico bem conceituado, no dia 29 de dezembro, no CalTech, Califórnia, conduziu, na Reunião Anual da American Physical Society, sua palestra “There´s plenty of room at the bottom”, a partir daí deu-se o avanço da nova tecnologia, que hoje vem progredindo rapidamente, apesar de ter ganhado impacto de crescimento há pouco tempo, devido ao desenvolvimento de novas ferramentas e a novos pesquisadores inseridos nos campos de estudos.
A velocidade das mudanças aumentou muito nos últimos anos graças a ferramentas poderosas como novos microscópios. Houve também a entrada em cena de muitos jovens pesquisadores, com idéias audaciosas e criativas. Eles não tiveram medo de explorar novos caminhos.
Foi em 1974, que o japonês Norio Taniguchi criou o termo nanotecnologia. Vem sendo investido bilhões de dólares por ano para o desenvolvimento e estudo dessa ciência, que é a arte de manipular átomos, controlar a forma e o tamanho, em escala nanométrica, criando assim novos materiais, até então não oferecidos pela natureza. A idéia fundamental da nanotecnologia é, melhorar de forma significativa o padrão de vida das pessoas, gerar empregos, lucros, soluções, criando-se produtos capazes de revolucionar a nanotecnologia.
Objetivo:
Mostrar e afirmar que a nanotecnologia traz e continuará fornecendo muitos benefícios através da criação de estruturas, equipamentos e sistemas com novas propriedades e funcionalidades que hoje já é indispensável, será uma das metas.
O objetivo também será demonstrar que trabalhar com a nanotecnologia abre novos caminhos e permite gerar resultados que não seriam obtidos através de pesquisas e trabalhos convencionais.