55555
As demonstrações contábeis são umas conjuntas de informações que devem ser obrigatoriamente entregue anualmente para os administradores de uma organização, e representa suas prestações de contas para sócios e acionistas. Ela deve ser composta pelo relatório administrativo da empresa.
Balanço Patrimonial
O balanço patrimonial é a peça contábil que mais retrata a posição das contas de uma determinada empresa após todos os lançamentos das operações de um período, todos as depreciações, devedores duvidosos e ajustes que teriam sido feitos sido feitos, bem como depois de o encerramento da s contas de receitas e despesas também terem sido executadas.
É uma demonstração contábil que tem por objetivo mostrar a situação financeira e patrimonial de uma entidade numa determinada data representando, portanto, uma posição estática da mesma. O Balanço apresenta os ativos (bens e direitos) e passivos (exigibilidades e obrigações) e o patrimônio liquido, que é resultante da diferença entre o total de ativos e passivos.
Demonstração de resultado do exercício (DRE)
Ela é a principal demonstração de fluxos, pois, compara receitas com despesas do período. O DRE é a expressão máxima, juntamente com o balanço patrimonial, da evidencia contábil emanada da aplicação criteriosa dos procedimentos de escrituração e ajustes, em tudo obedecendo aos princípios fundamentais da contabilidade, prioritariamente à competência.
Destina-se a evidenciar a formação de resultado líquido do exercício, diante do confronto das receitas, custos e despesas apuradas segundo o regime de competência, a DRE oferece uma síntese econômica dos resultados operacionais de uma empresa em certo período. Embora sejam elaboradas anualmente para fins de divulgação, em geral são feitas mensalmente pela administração e trimestralmente para fins fiscais. As DRE podem ser utilizadas como indicadores de auxílio a decisões financeiras.
As informações estratégicas que são