55555
Justiça restaurativa é uma proposta de aplicação da justiça na qual se busca o atendimento das necessidades da vítima ao mesmo tempo em que o agressor é convocado a participar do processo de reparação do dano, visando um processo produtivo e de reintegração à sociedade, em lugar da simples pena.
Um dos objetivos da justiça restaurativa é a oportunidade de a vítima expor seus sentimentos e percepção relativos ao dano sofrido, de fazer perguntas que invadem seu cotidiano e de dizer do impacto que o trauma causou a si e aos seus familiares, tem sido aspectos entendidos como relevantes para uma atitude reflexiva e reparadora do agressor e para a restauração da vitima .
O outro objetivo é a possibilidade de conhecer o impacto de suas ações e de eventualmente esclarecer que as consequências do seu ato ultrapassaram a sua intenção, bem como o reconhecimento do erro, podem igualmente atuar como diferencial para a instauração de uma etapa de melhor qualidade na história do agressor, assim como contribuir para o processo restaurativo de ambos, agressor e vítima.
Existem quatro tipos de justiça, todas são indispensáveis à vida em sociedade: Justiça comutativa, é a que deve existir entre você, por exemplo, e seus colegas; entre você e seus familiares; entre você e seus professores; empregados e patrões. Exigindo que cada pessoa de a outra o que lhe é devido.
Justiça Legal, geralmente essa justiça legal é o nosso dever de cooperar com os governantes, para que eles possam trabalhar pelo bem comum. O dinheiro recolhido da cobrança dos impostos, por exemplo, é empregado na construção de estradas, escolas, pontes, em serviços públicos. Justiça Distributiva, essa justiça atinge os governantes. eles devem repartir, com justiça, os bens e os encargos entre os membros da comunidade. Por isso, os serviços públicos são regulados pela Constituição. Em