Ciência e senso comum
Introdução á Psicologia
1° semestre
Salvador, 04 de fevereiro de 2013
Faculdade :
Data : 04/02/2013
Docente :
Discente : Jaqueline Conceição Lima
Matéria : Introdução á Psicologia
Ciência e Senso Comum
O senso comum está presente no nosso cotidiano, não é necessário estudar para se obter esse conhecimento que é passado de geração para geração, simplesmente acredita-se no resultado das ações baseados nos relatos de parentes ou pessoas idosas.
Contudo, direcionado ao campo da psicologia o senso comum se mostra um conhecimento superficial que, no entanto auxilia as pessoas em suas decisões diárias. A chamada “psicologia do senso comum” usada no cotidiano vem adquirida de diversas formas seja nos relatos que caracterizam os registros empíricos de forma oral ou na forma de tentativas, de erros e acertos, que são armazenados em nossa memória como uma folha que ao nascermos estava em branco e passou a ser marcada através das experiências que adquirimos ao longo da vida.
(página 15)
O Senso Comum: conhecimento da realidade
Do ponto de vista da biologia o ser humano pode ser entendido como um conjunto de reações químicas e biológicas que acontecem a todo momento e para entender essa complexidade é preciso estar em uma posição de análise. É dessa forma que a ciência se comporta como um narrador observador, sem deixar que suas emoções ou opiniões interfiram na análise ou nos resultados das pesquisas, desta forma, ela se aproxima da realidade, ou seja, do seu objeto de estudo, e por outro lado ela se afasta tornando-se um observador para que as suas descobertas tenham credibilidade e sirvam para outras pessoas, e não só para uma parcela específica da sociedade. Mesmo sem querer ou sem perceber estamos sendo constantemente submetidos a leis e reações da natureza, seja ela química ou física o fato é que não se pode controlar ou impedir esses acontecimentos, o simples movimento de rotação e translação é uma prova disso.