Ciência e ideologia
CIÊNCIA E IDEOLOGIA
Universidade Federal do Piauí
2014
THIAGO OLIVEIRA RODRIGUES
CIÊNCIA E IDEOLOGIA
Trabalho apresentado como requisito para avaliação parcial da disciplina Introdução a Metodologia Científica do curso de Farmácia da Universidade Federal do Piauí ministrado pela Professora Maria Inês Carvalho de Araújo.
Universidade Federal do Piauí
2014
I. OBRA
FOUREZ, Gérard. Ciência e ideologia. In: A construção das ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. (Tradução de Luíz Paulo Rouanet). São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 1995.p.184-192. Capítulo 7.
II. CREDENCIAIS DO AUTOR Gérard Fourez nasceu em 1957. É doutor em física teórica pela Universidade de Maryland, nos Estados Unidos. Ele também é formado em filosofia e matemática obtidas na Universidade Católica de Louvain (Bélgica). Destacou-se principalmente com os trabalhos: La science, Pour une ethique de l’endeignement des sciences e Construire une ethique de l’enseignement scientifique.
III. DIGESTO O capítulo 7 da obra “A construção das ciências”, de Fourez, fala sobre os diversos questionamentos acerca da ideologia com a utilização das práticas científicas. O desenvolvimento e a fragmentação das ciências em vários momentos da história, cada momento com sua ideologia e seu modo de reflexão a respeito dos fatos. O texto é subdivido em sete subitens: Discursos ideológicos e eficácia crítica da ciência crítica da ideologia pela ciência; Incapacidade da ciência em esclarecer inteiramente as questões éticas; Dois graus de véus ideológicos; A ciência como ideologia; O caráter não consciente e implícito das ideologias e a ética diante das ideologias; A ciência varia de acordo com o grupo social? Por meio dos quais procura demonstrar de forma clara a relação existente entre a ciência e a ideologia. O capítulo começa com a descrição de ideologia como uma proposição capaz de