Ciência Sociais e Políticas
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AS CIÊNCIAS SOCIAIS E POLÍTICAS
PROFA. ELIZABETE DAVID NOVAES
O conteúdo da disciplina está dividido em 5 Unidades, relacionadas entre si, e distribuídas em 30 Seções/Aulas. São elas:
1. O MUNDO DAS CIENCIAS SOCIAIS – seções 1 a 7
2. A CONTRUÇÃO DA IDENTIDADE SOCIAL: RELAÇÃO ENTRE O INDIVIDUO E SOCIEDADE. – seções 8 a 13
3. COMO A SOCIEDADE SE MANTÉM: DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO, SOLIDARIEDADE E COERÇÃO. – seções 14 a 21
4. COMO A SOCIEDADE SE TRANSFORMA: O MUNDO DA POLITICA. – seções 22 a 27
5.OS MÉTODOS DAS CIENCIAS SOCIAIS. – seções 28 a 30
UNIDADE 1 – O MUNDO DAS CIENCIAS SOCIAIS
A especificidade do olhar que as Ciências Sociais lançam sobre a realidade. Procedimentos analíticos e de método: relativizar, distanciar o olhar e estranhar aquilo que é tido como “natural”. Contexto histórico do surgimento das Ciências Sociais: a modernidade e suas transformações. Diferença entre as Ciências Naturais e as Sociais. As Ciências Sociais como ciências da compreensão, buscando desvendar os significados que os homens atribuem às suas ações. O objeto das Ciências Sociais: a sociedade, vista como interação recíproca entre os indivíduos. A interação social na vida cotidiana e a linguagem das Ciências Sociais: tipificações e tipos ideais. Exemplos: os tipos ideais de dominação (legal, tradicional, carismática) e o “homem cordial” brasileiro.
Seção 1 – Desnaturalização dos padrões sociais
Nesta seção, busca-se analisar o relato de Tuiavi sobre o mundo ocidental; no qual ele apresenta um olhar de “admiração” acerca da forma como o homem moderno vive nas grandes cidades.
Desse modo somos introduzidos numa perspectiva sociológica que questiona os padrões de convivência socialmente instituídos, mostrando que todas as configurações sociais podem ser modificadas ou interpretadas sob diferentes olhares.
TEXTO DE LEITURA: O PAPALAGUI - comentários de Tuiávii, chefe da tribo Tiavéa, nos mares do sul,