INTRODUÇÃO AS CIÊNCIAS SOCIAIS E POLITICAS
1. No texto Papalagui o relato é sociológico ou antropológico, justifique.
O relato do chefe Tuiávii pode ser classificado como antropológico, já que se baseia em relatos de aspecto cultural.
2. Qual a relação da revolução industrial com o surgimento da sociologia?
O surgimento da Sociologia prende-se em parte aos desenvolvimentos oriundos da "Revolução Industrial", pelas novas condições de existência por ela criada, a revolução deu origem a novos grupos sociais – burguesia e o proletariado – e à formação de um novo tipo de estrutura social: a sociedade capitalista.
Desse modo com as mudanças ocasionadas pela Revolução industrial, diversos pensadores começaram a refletir sobre os novos fenômenos sociais: “A sociologia constitui em certa medida uma resposta intelectual às novas situações colocadas pela Revolução Industrial”.
Mas outra circunstância concorreria também para a sua formação. Trata-se das modificações que vinham ocorrendo nas formas de pensamento, originada pelo Iluminismo. As transformações econômicas, que se achava em curso no ocidente europeu desde o século XVI, não poderiam deixar de provocar modificações na forma de conhecer a natureza e a cultura.
3. Disserte mostrando como se deu a influência de certos fatores e pensadores intelectuais no surgimento da sociologia como ciência social?
A ciência da sociologia surgiu junto ao enraizamento da sociedade capitalista no século XVIII, cujos principal marcos foram as Revoluções Industrial e Francesa.
Esse processo provocou muitas mudanças, como o crescimento das cidades, a concentração de centenas de milhares de trabalhadores em bairros industriais e a degradação das condições de vida do trabalhador. Até o fim do século XIX, as jornadas de trabalho na indústria européia giravam em torno de catorze ou dezesseis horas por dia. Não havia descanso remunerado, como hoje, nem férias, nem aposentadoria. Como se pode observar “as consequências da