Ciencia Politica E Demais Ci Ncias Sociais
BÁRBARA DE OLIVEIRA SILVA
IZABEL LIMA DEVOTI
LAÍS COELHO CAETANO
RAFAELA LUIZA FRANCO PENHA
THAMIRIS LACERDA SILVA
Questionário sobre a Ciência Política e as demais Ciências Sociais
ITUIUTABA, MG
2015
1- É CORREITO O DIREITO CONSTITUCIONAL SOBREPOR À CIÊNCIA POLÍTICA E NÃO SER CONSEQUENCIA DESTE?
Antes de ser tornar disciplina autônoma, a ciência política era tratada como mais um ramo de estudo do direito constitucional. Mesmo tendo traços da ciência política pode-se concluir que um não deve se sobrepor ao outro, pois eles se tornaram independentes, embora tenham suas particularidades que são estudadas de forma separada.
Com essa ligação, vários constitucionalistas consagrados, aderiram à ideia da ciência política e continuaram sendo autoridades no assunto, característica essa que foi refletida no solo brasileiro.
Concluímos então, que o direito constitucional se deriva da ciência política e usa efetivamente suas características, e a ciência política necessita do prestigio social do direito constitucional para exercer a sua autonomia enquanto ciência, por isso os conflitos a respeito desse tema irão gerar bastante discussão e chegará à resposta de que um necessita do outro.
2- QUAL A IMPORTÂNCIA DA ECONOMIA NO CONTEXTO DA CIÊNCIA POLÍTICA?
A ciência política estuda a arte de governar o estado, onde o governo deve oferecer a população condições para que esta viva dignamente, ou seja, tenha acesso à saúde, educação, trabalho, justiça dentre outros serviços que busquem o desenvolvimento social. Nesse contexto a economia se mostra importante, pois, para realizar estes serviços é necessário ter uma base de sustentação econômica, onde a economia explica como o governo deve satisfazer as necessidades sociais, quais instrumentos e métodos ele deve utilizar, criando então um programa de governo onde será estabelecida uma política econômica.
O tipo de governo seja ele Capitalista ou