Ciência política
1. Explique a diferença dos títulos ou seja, o que os mesmos significam quando relacionados aos respectivos pensadores.
R.: Locke e o individualismo liberal – Locke diz que os direitos naturais constituem a liberdade, igualdade e prosperidade que os Estado oferece. Hobbes – O medo e a esperança - O terror existente no Estado de Natureza, que gera o medo, mas ajudou o povo a ter esperança - a esperança de ter uma vida melhor mais tranqüila através do Direito de Propriedade.
2. O que significa a teoria da Tabula Rasa quando comparada ao modelo liberal?
R.: A Teoria da Tabula Rasa significa que todo processo do agir, do conhecer, do saber é aprendido pela experiência, sendo uma crítica inata feita por Platão e retomada por Decartes. A qual determinadas coisas, princípios e noções são inerentes do conhecimento humano.
3. Por que T. Hobbes ao falar de igualdade não faz uma proclamação revolucionária contra o Antigo Regime?
R.: Porque os homens vivem em grande competição por desejarem as mesmas coisas.
4. O que significa JUSNATURALISMO quando é relacionado a: Hobbes, Locke e Rousseau?
R.: Locke - O estado de Natureza e agressivo e selvagem Houbbes - Pressupõe a renúncia pelos particulares, de seus direitoa naturais de modo quase absoluto executando o Direito a Vida. Rousseau - Homens que a cidade corrompeu, sendo necessário libertá-lo do contrato de subjeções e privilégios.
5. Levita é o nome da principal obra de Hobbes segundo o texto 3, qual o motivo de tal escolha para explicar o advento do estado?
R.: O Levita representa o mostro que trouxe ocaos para o mundo. Onde o Estado está acima dos indivíduos, usa o recurso da violência para manter a paz.
6. Qual a importância do DIREITO DE RESISTÊNCIA para se pensar o modelo analítico de Locke?
R.: Direito do povo de resistir aos Tiranos, de estabelecer uma Revolução