Hondura e equador
HONDURAS
Na sequência de um golpe de Estado que derrubou o presidente José Manuel Zelaya Rosales em junho de 2009, os direitos humanos violações, especialmente o uso excessivo da força por parte forças da segurança, tortura e maus-tratos e arbitrária detenção, aumentada.
FLAVIO - QUAIS OS PRINCIPAIS PROBLEMAS
Uma missão das Nações Unidas foi enviada , 18 de outubro de 2009, a Honduras para investigar as violações aos direitos humanos registradas após o golpe de Estado ao presidente Manuel Zelaya. A visita, com duração prevista de 21 dias, tem o objetivo de investigar denúncias de violação aos direitos humanos nos últimos três meses, desde que os golpistas liderados por Roberto Micheletti assumiram o poder em Honduras.
Os representantes da ONU vão juntar informação necessária para preparar um relatório especial solicitado pelo Conselho de Direitos Humanos (CDH), informou na sexta-feira em comunicado a alta comissária, Navi Pillay
CIDH teme que violações de direitos em Honduras se alastrem
Washington, 13 nov (EFE).-
A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) expressou sua preocupação com o impacto que as agora frequentes violações em Honduras possam ter no resto do continente e, por isso, pediu uma ação firme da comunidade internacional.
Ao término de seu 137º período de sessões, onde fez um balanço das 52 audiências que realizou, a comissão emitiu um comunicado em que considera "indispensável" a restituição do deposto Manuel Zelaya ao poder e o restabelecimento da ordem constitucional como garantia do exercício efetivo dos direitos civis e políticos em Honduras.
A CIDH pediu, além disso, ao Governo interino de Honduras que garanta os direitos humanos de todos os cidadãos, especialmente com a proximidade das eleições de 29 de novembro.
O relator da CIDH para Honduras, Felipe González, afirmou que a situação em Honduras é "sumamente grave" pelas violações aos direitos humanos que acontecem no contexto do