Ciência Política
TEXTO N° 3
As principais concepções teóricas
Nas aulas anteriores aprendemos que a Ciência Política é uma especialização das Ciências Sociais, voltada para o estudo específico da distribuição de poder, e dos processos decisórios dentro de uma sociedade.
Assim sendo, é importante que o aluno entenda o significado do conceito de sociedade, pois ela é a realidade mais ampla na qual ocorrem, os fenômenos políticos.
As principais concepções teóricas, que tentaram explicar e interpretar as sociedades contemporâneas, foram formuladas no século XIX/XX, e exercem enorme influência nas Ciências Sociais da atualidade.
Três importantes teóricos forneceram os alicerces do pensamento social contemporâneo: Emile Durkheim, Karl Marx e Max Weber.
1) EMILE DURKHEIM (A CONCEPÇÃO POSITIVISTA
Para Durkheim os indivíduos, eram controlados e dominados por uma realidade mais ampla, ou seja, a própria sociedade. Esta totalidade social exercia poderosa influência sobre cada um dos seus membros individuais dominando-os do berço ao túmulo. Assim sendo, a sociedade existe antes de nós nascermos, e permanece após a nossa morte.
Para um biólogo o corpo humano, é uma totalidade na qual, cada órgão desempenha uma função básica para a manutenção do todo. Da mesma forma para Durkheim, a sociedade era vista como um grande organismo, onde cada indivíduo exerce uma função necessária e vital para a manutenção harmoniosa do conjunto da vida social.
Nesta visão, portanto as partes funcionam para manter a estrutura social. Segundo Durkheim a sociedade desta forma pode ser interpretada como um corpo orgânico composto por partes vitais para o seu funcionamento.
Esta concepção teórica contribuiu para a visão da sociedade como um sistema composto por instituições as quais desempenhariam o seu papel para a manutenção da ordem estabelecida.
Podemos definir as instituições como um conjunto de normas e regras orientadas para um objetivo. As principais