Ciência Política
1) Tanto Rousseau quanto Maquiavel eram contrários à existência de ordens e grupos intermediários entre o indivíduo e o Estado. Modernamente, qual a finalidade e importância das organizações e instituições?
As Instituições Sociais são entendidas como normas, práticas, valores ou atitudes que se consolidam na sociedade, fazendo, notoriamente, parte do comportamento social dos indivíduos. Mesmo não tendo o peso de um ordenamento jurídico, as Instituições são elementos de grande valia, para entender o funcionamento e a organização da sociedade. As Instituições Sociais são estruturas presentes nas sociedades e tem como características próprias a exterioridade, objetividade, coercitividade, autoridade moral e historicidade, independem da vontade dos indivíduos, são muito bem definidas, influenciam os comportamentos e atitudes sociais, são normativos e, principalmente, são ligadas aos acontecimentos históricos de determinada sociedade, são universais estão presentes na história dos homens, são eles a linguagem, a família, o estado, a economia, a educação, a religião e o lazer.
A Linguagem: Considerado como a Instituição Social mais antiga que a própria instituição familiar, a linguagem é o meio, pelo qual, os valores morais de uma sociedade são passados para os indivíduos, promove também uma identidade social,sem a simbologia das linguagens, não há como chegarmos ao conceito de qualquer outra instituição social, como o Estado, Mercado ou a Religião, somente através da linguagem que podemos pensar na idéia de uma ordem social objetiva, podendo ser compreendida de forma mais clara.
A Família: Está ligada a regulamentação dos parentescos, da procriação, a instituição familiar é uma das primeiras formas de socialização, criada pelas culturas humanas. Em todas as sociedades, a ideia da relação familiar é um aspecto cristalizado na mentalidade dos indivíduos. Antes de se definir como um membro da sociedade, a pessoa constrói a sua identidade, sobre os