durkheim sociologia
Sociologia – Atividade 1 Durkheim
Fatos Sociais - Para Durkheim o comportamento e as atitudes dos indivíduos são influenciados pelo conjunto de normas e regras que são construídas pela sociedade, e não pela mente das pessoas, ou seja, as regras e condutas sociais que as pessoas seguem não foram criadas por elas e sim pelas gerações anteriores e aceitas assim pela sociedade. Quando o indivíduo não segue essas leis, que são “normas culturais” ele arrisca ser castigado.
As acoes das pessoas não são levadas, pela sua forma de pensar e sim pelo o que a sociedade aceita. Muitas vezes as pessoas sentem vontade fazer algo, porem não é aceito pela sociedade que ela convive.
Analisando os artigos podem concluir que o linchamento é um fato social,que mostra a maneira como as pessoas agem quando estão em coletividade, se apenas tivesse um indivíduo, ele não seria capaz de fazer o ato, porem quando as pessoas estão em grupo, as suas normas culturais e as regras impostas por sua sociedade e a capacidade de coerção que os levam a agir de tal maneira.
Se esses casos ocorressem em outros países, podia ser que as pessoas agissem de maneira diferente, pois elas tenham outra cultura e outra forma de sua sociedade pensar. Para as pessoas mudarem essas regras de conduta no nosso pais, não seria por parte de um indivíduo, e sim por toda a sociedade.
Ordem e coesão social - Coesão social é um termo que representa os fundamentos da vida e da ordem social mantidos entre sociedades diversas.
Analisando os artigos, percebe-se que os crimes de linchamento são cometidos devido a uma desordem social, quando as pessoas não presenciaram a aplicação de normas penais (policiais) eles fizeram suas próprias justiças, para que haja a devida punição do criminoso.
Essa punição dada pelos justiceiros dada para o infrator, tem a função de manter a coesão social a partir do