Ciência Política
" É o conjunto de seres que possuem a mesma origem e os mesmos traços'', donde designa nação, povo, raça. O etnocentrismo é a visão de mundo dos que consideram que sua etnia ou seu grupo étnico é superior aos demais e mais importante do que os outros.
2) Em que medida a propriedade da terra e a consequente urbanização propiciaram o surgimento da política? A propriedade da terra não cabia á aldeia nem ao rei, mais ás famílias independentes, e como as guerras ampliavam o contingente de escravos, formou-se na Grécia e em Roma uma camada pobre de camponeses que migraram para as aldeias, ali se estabeleceram como artesãos e comerciantes, prosperaram, transformaram as aldeias em centros urbanos e passaram a disputar o direito ao poder com as grandes famílias agrárias. Uma luta de classes perpassa a história grega e romana exigindo solução.
3) Como a divisão territorial favoreceu o surgimento da política?
Os primeiros chefes políticos, também conhecidos como legisladores, introduziram uma divisão no território das cidades, visando diminuir o podeiro das famílias ricas agrárias, dos artesãos e comerciantes urbanos ricos e satisfazer a reivindicação dos camponeses pobres e dos artesãos e assalariado urbanos pobres.
4) Qual a importância do espaço público para a consolidação da política na sociedade greco-romana? O espaço publico em questão é a Assembleia grega e o Senado romano. Esses espaços eram de suma importância para a política grego-romana, por que era a partir dessas instituições , no qual os que possuíam direitos iguais da cidadania , discutiam suas opiniões , defendiam seus interesses , deliberavam em conjunto e decidiam por meio de voto , podendo também pelo voto revogar uma decisão tomada.
5) Do ponto de vista da política, que contradições havia na sociedade greco-romana? Os gregos e os romanos desfizeram as características que havia anteriormente, de poder despótico ou patriarcal exercido pelo chefe de família