ciência politica
Terminologia, objeto e conceito.
Essa ciência que estuda o estado, chamada: teoria geral do estado visa buscar respostas para a sua Gênese, e como ocorreu todo esse processo em que a antiguidade começava a demonstrar sintomas de um inicio de estado.
Na sociedade antiga ainda imperava a lei de talião onde tudo era “olho por olho, e dente por dente”. Ou seja, não existia crime, e nem um tipo de delito grave, não existia um estado que amparasse a sociedade.
Tudo começou quando a vida social deixou de ser critério do individuo e passou a ser comandado por um grupo dominante ou um líder que ostentava o domínio sobre os demais. Provavelmente esse líder tribal era um ser carismático e que se diferenciava da multidão, já o grupo, eram formados pelos membros mais antigos da sociedade, pois eles eram considerados os mais sábios.
Há hipótese que relatam que a sociedade com modelo de estado, nasceu tardia e junto à agricultura perto do Nilo onde existia um solo fértil e o soberano redigiu a sua lei em uma política bastante promissora.
Na antiguidade clássica é que iremos encontrar as primeiras manifestações e preocupações com o estado, na Grécia, em Atenas, outra é Esparta e Roma. Cada qual com suas peculiaridades próprias. Isso graças aos filósofos daquela época que eram a alma racional da sociedade. “A idade media, como se sabe, foi caracterizada por dois grandes conflitos de natureza política: entre o poder papal e o poder real”, (pag. 11). Pois naquele tempo a igreja possuía bastante influência na sociedade e havia uma distinção entre o poder civil e o espiritual. Maquiavel foi o primeiro que deu a denominação estado, para demonstrar a sociedade política por excelência, e era a favor dos principados e foi de suma importância para a idade moderna.
A teoria geral do estado (TGE) passou a ter autonomia, métodos e objetos próprios a partir da idade contemporânea. A ciência (tge) ganha