Ciência politica
As duas principais transformações que ocorrem na antiguidade grega entre os séculos IX e VII a. C.:
A mudança na forma de fazer conhecimento, de mitológico para Filosófico-científico - isto vai permitir uma maior interação dos povos grego e romano com os povos do oriente e todos aqueles que interagem ao longo do mediterrâneo.
A fundação da Pólis enquanto agrupamento social diferenciando-se das organizações familiares anteriores. Isto permitirá a constituição dos elementos essenciais para a vida em sociedade como as constituições.
2. Democracia de Atenas
OS gregos iram experimentar diversas formas de organização social e constituição de governo para suas diversas polis, dentre as quais a Aristocracia (civil e militar) Oligarquia, Tirania, Monarquia e Democracia. Em Atenas a experiência democrática foi singular. Características da Democracia ateniense:
Direta – os Cidadãos (adultos, homens e maiores natos em uma das dez demos atenienses) participavam da vida política da polis sem intermediação;
Isolamento Político – excluía a participação de qualquer indivíduo não ateniense ou escravo da participação política;
Sistema de sorteio e rodízio para participar das instituições democráticas – o que garantia a participação de todos sem discriminação e reduzir a corrupção.
Críticas à Democracia:
-Sócrates e Platão são contrários à democracia por considerar que o sistema privilegiava o senso comum e as emoções no lugar da razão e da meritocracia, especialmente baseada no conhecimento. Assim, Platão vai desenvolver uma filosofia que culmina na proposição de uma República governada por sábios em razão de sua capacidade de maior abstração, dedução, percepção do coletivo, cuja composição observaria funções naturais dos grupos destinados a produzir a riqueza material e a proteger a sociedade dos inimigos.
- Aristóteles, apesar de não-ateniense desenvolve uma filosofia que produz uma defesa da democracia ao considerar a diversidade do