Ciência Politica
Ao finalizar esta Unidade você deverá ser capaz de:
Sucintamente, podemos dizer que a Ciência Política engloba os estudos sobre as teorias e práticas das diferentes formas de organizações políticas. Trata-se, portanto, de uma disciplina social, pautada na observação, na análise, na descrição, na comparação, na sistematização e na explicação dos comportamentos políticos vividos por diferentes sociedades, em determinados períodos históricos.
Segundo Norberto Bobbio (2002, p.954), o sentido da palavra política encontra-se na derivação do termo grego pólis (politikós), que significa tudo o que se refere à “vida da cidade e, consequentemente, compreende toda a sorte de relações sociais, o que é urbano, civil, público, e até mesmo sociável e social, tanto que o político vem a coincidir com o social". Ainda segundo esse mesmo autor, foi o filósofo grego Aristóteles (384 a.C.) quem escreveu o primeiro tratado sobre a natureza, funções e divisão do Estado, versando sobre as várias formas de governo em sua emblemática obra intitulada Política.
Assim, o termo política desde a sua origem clássica foi amplamente utilizado para designar, principalmente, os estudos das atividades humanas que se referem, de algum modo, às relações estreitamente ligadas ao conceito de Poder.
Como podemos observar, o texto-base da nossa disciplina se inicia com o conceito de poder, pensado a partir de quatro elementos fundamentais:
1.1 A Tipologia Clássica das Formas de Poder
Foi Aristóteles quem formulou a tipologia clássica das formas de poder com base no interesse em favor do qual o poder é exercido, vejamos:
Relacionando os três tipos de poder, aos elementos fundamentais destacados por Aristóteles observamos o seguinte:
Aristóteles acreditava que o poder político deveria ser exercido, levando-se em conta os interesses de governantes e governados, mas tinha consciência de que mitos governantes exerciam o poder