Ciência- metologia cientifica
Ao longo da história, o desenvolvimento do conceito de ciência tal como o conheceu hoje esteve sempre em constante evolução e contínua elaboração. A tradicional divisão dos níveis de conhecimento tal como hoje a conhecemos é sobremaneira frágil, uma vez que existem outros ramos dos saberes que não são considerados "ciência", como é o caso das Artes e das Ciências Humanas.
Existem diferentes níveis de conhecimento - 1º: SENSO COMUM (é desenvolvido pelas pessoas no contato com a realidade. Forma-se por um conjunto de crenças e opiniões e tem objetivos práticos. - 2º: RELIGIOSO (é aquele baseado na fé). - 3º:FILOSÓFICO(nascida na Grécia Antiga, a Filosofia procurava diferenciar-se dos mitos). Com ela, nasceram também as ciências, tanto que os primeiros filósofos eram chamados de cientistas.Segundo MATTAR:"A Filosofia é a ciência mãe da qual foram separados 'forma de pensar e métodos', que se especializaram e se tornaram ciências"(2011 p.?).Entretanto, os saberes filosófico e científico devem ser analisados diferentemente, sobretudo em função do uso da metodologia e teorias por este último.
Sobre o percurso histórico das ciências, temos que seus passos iniciais datam por volta de dois milhões de anos atrás, quando da fabricação de ferramentas de pedra pelos