Perguntas O Óleo de Lorenzo
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA
Avaliação de Metologia Científica. Temas:
Explicações científicas de Leônidas Hegenberg, e
Ciência: Natureza e Objeto de Ernest Nagel; Filme: O óleo de Lorenzo
Ricardo Diniz Dias 2011027015
São Luís – Ma
2013
1. Respeitadas as ideias de Hegenberg e Nagel, quais as principais características do conhecimento científicos? Justifique.
A começar por Hegenberg, a investigação, fenômeno que tem sua origem na pesquisa, se realiza nas primeiras experimentações que darão origem à base axiomática da teoria. Em algumas ciências a observação e a experiência são mais fáceis de serem averiguadas, como por exemplo, a mecânica física e a biologia. Darwin observou a evolução das espécies quando verificou que estas de adaptavam às condições de sobrevivência do ambiente que estavam inseridas, e não pela determinação da criação divina, conforme se narrava.
A investigação ocupou um papel fundamentado, posto que as espécies que viviam em arquipélagos eram mais parecidas com as que viviam no continente próximo que aquelas que habitavam arquipélagos em lugares mais remotos e distantes. Dada essas premissas iniciais, é possível se formular as primeiras hipóteses.
De modo complementar, a atitude científica é sempre crítica e sua tendência é superar juízos e asserções definitivas, criando aquilo que o autor chama de coerência “axiomático-dedutiva”. Essa base de informações deverá ser adequada, isto é, suas evidências não poderão sofrer alterações; estável: deve surgir outras evidências capaz de apoiá-la ou refutá-la e; consistente, ou seja, compatível com outras hipóteses já existentes.
Por fim, fala-se na refutabilidade, cuja crítica é fundamental para encerrar verdades inabaláveis.
Para Ernest Nagel, três aspectos auxiliam na construção da ciência. O primeiro deles permite o controle prático da Natureza através da transformação, cujo motor é a