CIÊNCIA, MATÉRIA E ENERGIA
Título: CIÊNCIA, MATÉRIA E ENERGIA
Autor: G. Tyler Miller JR
1 - Resumo do texto:
Desde do desenvolvimento industrial até as décadas atuais, o ser humano vem exaurindo os recursos naturais de forma irracional, e continuando com esse ritmo a população mundial irá sofrer uma tragédia mundial, semelhante ao fato ocorrido na Ilha da Páscoa. Para prevenir essa situação é necessário ter uma base de conhecimento cientifico sobre como a Terra trabalha e mantém a si própria, com suas formas básicas de energia e matéria para entender os recursos vivos e não-vivos.
A partir desse ponto pode-se desenvolver uma vida de modo mais sustentável.
Deve-se à evolução da ciência a forma como a sociedade vive hoje. Através dos cientistas, que fazem experimentos e formulam hipóteses, surgem explicações e teorias úteis de processos ou fenômenos sobre como funciona a natureza. Mas isso vem de longos anos de estudos e coletas de dados com a descrição de repetidos testes para formular as leis científicas conhecidas, e mesmo assim não pode-se dizer que essas leis e teorias são absolutamente verdadeiras, pois sempre haverá um grau de incerteza, mesmo sendo muito baixo.
Conforme se tem noção de muitas leis científicas, consideradas consolidadas já que são aceitas por muitos cientistas conceituados nas determinadas áreas. Há as teorias e leis controversas
(ciência de fronteira), que não foram amplamente testadas e discutidas, que muitas vezes erroneamente podem ser levadas como consolidadas. Para isso é preciso ver as fontes e a origem de financiamento das pesquisas para se ter uma conclusão lógica.
A partir da ciência, se chega em conceitos mais aprofundados. Para se estudar a composição da Terra e de todos os seus recursos é preciso ter conhecimento da matéria que está envolvida desde da sua menor unidade, o átomo, até toda a dimensão do universo. A matéria, que é qualquer coisa que ocupe espaço e possua massa ou